segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Carlitos Alves dos Santos ("Meio Kilo")



Nome: Carlitos Alves dos Santos

Apelido: "Meio Kilo", veio bem antes de ser vereador, quando catava papelão

Data de nascimento: 26/11/1967. Foi registrado, porém, como nascido em 20/03/1968

Escolaridade: Sexta série do ensino fundamental (antigo ginásio)

Mandato: Primeiro. Tentou ser vereador em 2004, mas a legenda partidária não conseguiu eleger nenhum vereador. Mesmo assim, foi mais bem votado do que dois vereadores que se elegeram

Partido: PDT


Depois de duas vezes faltar às entrevistas marcadas, o vereador Carlitos dos Santos, mais conhecido como "Meio Kilo", conversou com o Câmara Aberta, por uma hora, em seu gabinete na Câmara, até que saiu correndo para não se atrasar para a aula de informática, que começou faz pouco tempo.

"Meu mundo não é aqui. Têm pessoas que se qualificam para usar os outros. Aqui [na Câmara dos Vereadores], a maioria se qualificou para usar os outros, só para satisfazer seus benefícios."

Essa foi a resposta do vereador quando questionado se sentia à vontade na Casa Legislativa, convivendo com seus outros nove colegas vereadores. A história de vida, relatada por ele, mostra que Carlitos veio de um mundo, ao menos, diferente do que atualmente vive.

Ele começou a trabalhar com seis anos de idade, principalmente porque vivia numa situação de miséria. O salário do pai sempre estava atrasado. Quando levava marmita para que o pai comesse no serviço, aproveitava e fazia as goiabas de refeição (já que não tinha comida para ele e para os sete irmãos). Comia tanto que surtia efeitos: não só saciava a fome, como passava mal.

O vereador de primeira viagem já trabalhou como catador de papel, engraxate, balconista num restaurante, mecânico de bicicleta e mecânico de motocicleta, profissão que disse exercer até hoje, num cômodo, em casa, e da qual ganha mais do que o salário de vereador (segundo ele, o seu salário como legislador gira em torno de R$2.500,00 livre). "Não considero ser político uma profissão". Além de consertar motos, ele tem uma quadra de futebol e cuida de um "sitiozinho", com "poucas cabeças de gado".

Então, por que quis ser vereador? "Para mostrar que favelado sem cultura como eu também pode trabalhar dignamente, sempre pensando no povo".

Para ele, um exemplo de ação prática que comprova a frase acima é colocar sua filha de 10 anos numa "escola pública municipal", para "poder cobrar tanto como vereador quanto como pai". O vereador disse que a filha dele estuda na Escola [Estadual] Madre Santa Face, um colégio de responsabilidade do governo do Estado de Minas Gerais; não da Prefeitura Municipal de Viçosa.

Sobre seu trabalho na Câmara disse participar efetivamente de duas comissões: a de Saúde e a de Direitos Humanos. Foi dele a proposta para prorrogar a decisão se o SAAE assume a coleta de lixo.

O vereador disse que é preciso tomar cuidado porque a política vicia e faz com muita gente deixe de trabalhar e passe a viver somente das atividades como vereador, por exemplo. E isso não significa, para ele, que essas pessoas pensam somente na população que as elegeu. Muita gente governa para si mesmo.

Com pouco tempo de mandato, você se arrepende de ter se candidato a vereador? "Não!" Pretende tentar a reeleição? "Sim! Mas não vou ficar louco se perder."

_______
Podcast

Confira o podcast com as prioridades do mandato do Vereador Carlitos Alves:

Podcast Carlitos Alves by Sávio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário