terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aquele breve histórico


Mais antiga que a proclamação da república e do regimento de Dom Pedro II no Brasil, a Câmara de Viçosa possui mais de 130 anos. Em 12 de abril de 1877, a Câmara foi fundada e o primeiro presidente foi o vereador Carlos Vaz de Mello, que posteriormente foi senador do Império.

Durante todo esse tempo, já foram mais de 30 presidentes na bancada da Câmara, dos quais 18 já faleceram. Dentre esses presidentes, o mais ilustre é o famoso Arthur da Silva Bernardes que permaneceu na política por mais de 50 anos. Mesmo falecido, a cidade ainda leva dele muitas marcas: nome de ruas, de prédios, estátuas e outras denominações.

Com novo prédio, inaugurado em junho de 2008, a Câmara da cidade agora possui sede própria. Anteriormente, ela se localizava na prefeitura e hoje está no antigo prédio do Fórum que foi reformado para dar lugar à Câmara.

Antes dos dois últimos mandatos, a Câmara era composta por 15 vereadores a cada 4 anos de eleição, entretanto, pela nova constituição brasileira baseada numa proporção habitantes / vereadores , a Casa teve que reduzir para 10. Entre 82 a 83, foi o único momento em que a Câmara teve 6 anos de posse pelo mesmo prefeito e vereadores, já que a exceção foi feita para as que eleições municipais estivessem compatíveis a todas as cidades do país.

O presidente, vice - presidente e secretario da Câmara são eleitos pelos próprios vereadores e têm dois anos para exercerem o mandato.

Em todos esses anos, foram mais de 450 membros políticos que passaram pela Câmara de Viçosa e só em 1959 foi eleita a primeira vereadora da Casa: Marina Fontes. Mais recentemente, 2005 - 2006, a vereadora Vera Sônia Saraiva, ocupou o primeiro cargo de presidenta.

Atualmente, a Câmara de Viçosa possui 10 vereadores eleitos no último ano e sua presidenta, Cristina Fontes, é a única vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário