quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cristina Fontes


Nome: Cristina Fontes Araújo Viana

Data de nascimento: 11/08/1967

Escolaridade: Mestrado em Genética e Melhoramento Animal (Universidade Federal de Viçosa)

Profissão: Zootecnista (não exerce)

Mandato: 2º consecutivo

Partido: DEM - Democrata (antigo PFL)

Atualmente, a única vereadora na Câmara, Cristina Fontes também é a presidenta da Casa. Em seu segundo mandato consecutivo,a vereradora, nas eleições de 2004 foi a mais votada de toda história da cidade.

Zootecnista e mestra em Genética e Melhoramento Animal pela UFV, Cristina estava para iniciar seu doutorado quando foi chamada pra exercer a função de secretária de assistência social pela prefeitura. Isso ocorreu em dezembro de 1999 a maio de 2002, sob o governo de Fernando Santana.

Posteriormente Cristina se afastou do cargo para se dedicar a assessoria política do deputado Paulo Bial, cuja função aflorou o seu interesse de trabalhar efetivamente na política. A presidenta também tem um histórico familiar político que favoreceu sua ida para essa área: tios e primos foram prefeitos e vereadores da Câmara, além de seu tio, Otávio Araújo, ter sido o primeiro presidente da Casa eleito pelo povo.

A presidenta disse que é muito ligada a área social e a projetos educacionais, a qual possui parceria com a vice-pefeita, Lúcia Duque e secretaria de Educação Vera Saraiva, que foram vereadoras quando ela exercia também seu primeiro mandato.

Cristina cita que o dever do vereador é legislar, fiscalizar, administrar e julgar contas, mas o principal dever é a legislação.

Atualmente, um dos projetos propostos é da reestruturação do cemitério. A princípio, parece ser uma questão sem importância, mas não só Viçosa, como em todo Brasil,há um grande problema ambiental em relação a essa área. Cristina também cita o projeto de normalização da distribuição de gás na cidade, além do proejto da reestruturação do Saae o responsabilizando pela limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos da Viçosa.

Como presidenta da Casa, a vereadora não pode participar de nenhuma comissão na Câmara mas tem o direito de voto e assento em todas elas. No âmbito municipal, Cristina participa de comissões e conselhos - Consu (Conselho Universitário); Coef (Comissão de Espaço Físico) representando a comunidade, membro do Conselho Municipal Rural Sustentável; etc.

A prioridade da vereadora, atualmente é discutir Viçosa, planejar a cidade nos seus próximos 20, 30 ou 40 anos. Para ela, é preciso fazer uma discussão ampla do que nós estamos vivendo e onde vamos parar com todo esse alto crescimento de Viçosa.

_______
Podcast

Ouça abaixo o relato da Presidente da Câmara dos Vereadores, Cristina Fontes, no qual expõe em 1min e 30seg as prioridades do seu mandato.

Podcast Cristina Fontes by camaravicosa

Dê sua opinião: o que achou das prioridades da vereadora?

_____
Leia mais:
Confira a opinião da Presidente da Câmara sobre o pedido de cassação do Prefeito de Viçosa Raimundo Nonato

Um comentário:

  1. Pessoal, há um erro aqui: se ela é "Zootecnista e mestra em Genética e Melhoramento Animal pela UFV", a escolaridade não é 2 grau!

    ResponderExcluir