Filas; idosos e deficientes esperando horas para serem atendidos; números reduzidos de cadeiras para os clientes à espera de atendimento e ausência ou dificuldade em adquirir senha: estas são algumas situações cotidianas que nos deparamos em muitas agências bancárias espalhadas pelo Brasil. Em viçosa, essas questões não fojem muito da realidade nacional. Segundo a diretora do Procon da cidade, Lindsyan Santana, todas essas agências da cidade possuem alguma irregularidade acerca desses pontos.
A presença da diretora na Câmara foi para enfatizar a necessidade de uma reforma na Lei Municipal 1972 de 2006 que regulamenta o atendimento dessas agências em Viçosa. A lei também não inclui caixas lotéricas e postos bancários que, para a diretora, deveriam se enquadrar nessas normas. Lindsay afirma que há muitas queixas nesses locais, mas não há Lei que obrigue esses estabelecimentos a cumprirem com tais estipulações.
Ela cita, por exemplo, o tempo de espera permitido para o cliente ser atendido. Esse tempo é limitado a 15 minutos mas em dias posteriores aos feriados ou dias próximos de pagamentos, essa espera pode ser extendido em 30 minutos. Entretanto, esse tempo não é cumprido em algumas agências.
Para analisar essa espera, Lindsyan também disse que alguns fiscais, em dias aleatórios, foram até às agências para marcarem o tempo que os clientes ficavam esperando o atendimento dos caixas. Confira a análise feita pelos fiscais (possuiam um Auto de Constatação com declaração que estes estão representando o Procon) nas agências bancárias de Viçosa em relação ao tempo de espera do clientes nas filas:
Caixa Econômica: 41 minutos
Banco do Brasil (centro): 16 minutos
UFV Credi: 2 minutos
Itaú (centro): 6 minutos
Caixa Ecônomica (no campus da UFV): 4 minutos
Banco Mercantil: atendimento imediato
Além do tempo de espera, Lindsyan Santana questiona essa Lei Municipal que não esclarece a obrigatoriedade de sanitários. Quantos? Tem que ter sinalização de banheiro masculino e feminino? É obrigatório para deficientes? Essa falta de esclarecimento na Lei dificulta a argumentação do Procon com as agências bancárias e dá margem àquela velha dupla interpretação que temos em diversas Leis brasileiras.
Outro ponto enfatizado pela diretora foi o uso das senhas pelos clientes. A senha é obrigatória, mas alguns bancos não distribuem de forma correta e acessível às pessoas. Segundo a diretora do Procon, não há pontuado na Lei em que momento será entregue essa senha e como será entregue aos clientes.
A primeira etapa já foi feita: advertência formal por essas irregularidades. Mas de acordo com Lindsyan, essas ordens ainda não foram cumpridas e o Procon já concedeu prazos suficentes para que essas questões sejam normatizadas.
Agora é a hora do Procon aplicar medidas mais práticas e eficientes para que a população possa ser melhor atendida nesse locais. Tãos necessários à contemporaneidade, os bancos são administradores do nosso dinheiro que é o objeto mais almejado e circulado nesse mundo capitalista.
E você, está insatisfeito com os serviços das agências bancárias da sua cidade?
A presença da diretora na Câmara foi para enfatizar a necessidade de uma reforma na Lei Municipal 1972 de 2006 que regulamenta o atendimento dessas agências em Viçosa. A lei também não inclui caixas lotéricas e postos bancários que, para a diretora, deveriam se enquadrar nessas normas. Lindsay afirma que há muitas queixas nesses locais, mas não há Lei que obrigue esses estabelecimentos a cumprirem com tais estipulações.
Ela cita, por exemplo, o tempo de espera permitido para o cliente ser atendido. Esse tempo é limitado a 15 minutos mas em dias posteriores aos feriados ou dias próximos de pagamentos, essa espera pode ser extendido em 30 minutos. Entretanto, esse tempo não é cumprido em algumas agências.
Para analisar essa espera, Lindsyan também disse que alguns fiscais, em dias aleatórios, foram até às agências para marcarem o tempo que os clientes ficavam esperando o atendimento dos caixas. Confira a análise feita pelos fiscais (possuiam um Auto de Constatação com declaração que estes estão representando o Procon) nas agências bancárias de Viçosa em relação ao tempo de espera do clientes nas filas:
Caixa Econômica: 41 minutos
Banco do Brasil (centro): 16 minutos
UFV Credi: 2 minutos
Itaú (centro): 6 minutos
Caixa Ecônomica (no campus da UFV): 4 minutos
Banco Mercantil: atendimento imediato
Além do tempo de espera, Lindsyan Santana questiona essa Lei Municipal que não esclarece a obrigatoriedade de sanitários. Quantos? Tem que ter sinalização de banheiro masculino e feminino? É obrigatório para deficientes? Essa falta de esclarecimento na Lei dificulta a argumentação do Procon com as agências bancárias e dá margem àquela velha dupla interpretação que temos em diversas Leis brasileiras.
Outro ponto enfatizado pela diretora foi o uso das senhas pelos clientes. A senha é obrigatória, mas alguns bancos não distribuem de forma correta e acessível às pessoas. Segundo a diretora do Procon, não há pontuado na Lei em que momento será entregue essa senha e como será entregue aos clientes.
A primeira etapa já foi feita: advertência formal por essas irregularidades. Mas de acordo com Lindsyan, essas ordens ainda não foram cumpridas e o Procon já concedeu prazos suficentes para que essas questões sejam normatizadas.
Agora é a hora do Procon aplicar medidas mais práticas e eficientes para que a população possa ser melhor atendida nesse locais. Tãos necessários à contemporaneidade, os bancos são administradores do nosso dinheiro que é o objeto mais almejado e circulado nesse mundo capitalista.
E você, está insatisfeito com os serviços das agências bancárias da sua cidade?
Vale a pena acompanhar o desdobramento deste caso!
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