quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prefeito de Viçosa recorre contra pedido de cassação; segundo colocado nas eleições também tem problemas com a Justiça

O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato (PSDC) já recorreu contra pedido de cassação. Ontem, o juiz eleitoral José Carlos Marques pediu a cassação do prefeito e de sua vice, Lúcia Duque (PT) por encontrar irregularidades na campanha realizada no ano passado.

Ele tinha um prazo de até três dias para recorrer. Agora, o juiz eleitoral determina um tempo para que a outra parte envolvida no processo, a coligação "Por uma Viçosa Melhor" (PRB, PR, PV e PT do B) que perdeu o último pleito, se manifeste. Então, o processo é encaminhadao para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e não tem prazo para ser analisado.

Enquanto isso, o prefeito permanece no cargo, por decisão do juiz, até que o processo seja julgado em todas as instâncias. Caso a decisão final seja por sua cassação, o juiz eleitoral convoca a posse do segundo candidato mais votado nas eleições do ano passado: o médico Celito Sari e, seu vice, Dirceu Coelho.

Dr. Celito e a Justiça Eleitoral

O segundo colocado (por 295 votos de diferença) nas eleições a prefeito de Viçosa, que poderá assumir o cargo, também tem processo na Justiça Eleitoral. As contas de sua campanha foram reprovadas pelo juiz eleitoral José Carlos Marques.

De acordo com o artigo 10 da Resolução 22.715/2008, do Tribunal Superior Eleitoral, é necessário que, em municípios com mais de 20 mil eleitores (como Viçosa), o candidato a prefeito e o comitê financeiro abram uma conta específica para registrar todo o movimento financeiro da campanha, não servindo uma conta preexistente. Tal exigência serve para controlar e comprovar os valores arrecadados e os gastos efetuados ao longo da campanha.

O então candidato Dr. Celito não abriu uma conta específica para esse fim. A coligação "Por uma Viçosa Melhor" fez toda a manifestação financeira da campanha na conta do comitê financeiro. Essa irregularidade fez com que a prestação de contas da coligação fosse reprovada. A penalidade imposta pelo juiz é a inelegibilidade de Dr. Celito por quatro anos, o que o impossibilita de concorrer às próximas eleições municipais, por exemplo. Mas não o impede de assumir o cargo do atual prefeito, juntamente com o seu candidato a vice, Dirceu Coelho, caso o diploma de Raimundo Nonato e de Lúcia Duque sejam cassados.

8 comentários:

  1. Nao sei o que é pior, Raimundo sair ou Celito entrar. Realidade dura.

    ResponderExcluir
  2. Que boa noticia! Espero que a cassação seja mantida. Já passou da hora de politicos que se utilizam de pessoas humildes para proveito próprio saia de cena.. quem nunca ficou sabendo de alguém que foi "ajudado" pelo Sr, Raimundo com remedios entregue a conta contas, que ele conseguiu "com mto esforço" lá no SUS...

    ResponderExcluir
  3. Viçosa merece o melhor, afinal é considerada cidade educadora..Acredito que Celito tenha melhores condições de administrar uma cidade do porte de viçosa.todos ganham com a saída de Nonato.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que Viçosa merece o melhor.Não sou da cidade, mas acho a cidade bacana e bastante hospitaleira.... Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Maria da Conceicao - bairro Grota dos camilos15 de outubro de 2009 às 17:50

    O maior erro do Raimundão: Na primeira eleicao raimundo e Dr. wesley andaram a pé de casa em casa.Na reeleicao alquem viu o raimundo e lucia com humildade pedidno votos? Quiseram se valer da máquina e do poder economico, deu no que deu. CASSAÇAO JUSTA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. POLÍTICA DÁ NÔJO! POLÍTICA DÁ ENJÔO! PRINCIPALMENTE COM UMA BOA PARTE DO POVO QUE GOSTA MAIS DE QUEM ROUBA DO QUE DE GENTE HONESTA. UMA GRANDE PARTE DO POVO NÃO GOSTA DE POBRE. O JUDICIÁRIO NO BRASIL NÃO GOSTA DE POBRE. SE O RAIMUNDÃO FOSSE DOUTOR E FOSSE RICO A COISA ERA DIFERENTE. CLARO QUE TEM GENTE DE BEM EM TODOS OS CANTOS, TALVEZ EM INSTANCIAS SUPERIORES DO JUDICIÁRIO ENXERGUEM QUE ESTAMOS EM UMA DEMOCRACIA E NÃO SE PODE TIRAR O QUE O POVO ESCOLHEU PARA COLOCAR O QUE PERDEU A ELEIÇÃO. CASO O SEGUNDO COLOCADO NÃO POSSA ASSUMIR, PORQUE NÃO CHAMAM O TERCEIRO COLOCADO ENTÃO? UMA ÓTIMA PERGUNTA. E UMA BOA RESPOSTA. TENHO QUASE CERTEZA QUE EXISTE ESSE TERCEIRO COLOCADO, MAS ELE É POBRE TAMBÉM. O JUDICIÁRIO NÃO VAI LEMBRAR DELE NÃO? TÁ TODO MUNDO QUERENDO FAZER HORA COM A NOSSA CARA. MAS NOSSOS NÃO SOMOS IDIOTAS, NÃO SOMOS ALIENADOS. SABEMOS QUE A PARTE MENOS PODRE DE TUDO É O RAIMUNDO. O RESTO VISA INTERESSES PARTICULARES E OUTROS AGEM PELA PRESSÃO DE PODERES MAIS FORTES.

    ResponderExcluir
  7. muita gente fala que raimundo no pode ser prefeito porque viçosa e uma cidade educadora e dizem que ele nao tem diploma,mas como esses que dizem isso elegeram um presidente da republica que tambem nao tem estudo e mesmo assim ele e considerado um dos melhores presidentes que brasil ja teve;devemosjulgar a competencia nao o nivel escolar,por isso devemos rever alguns conçeitos,visando quem e melhor para nossa cidade;

    ResponderExcluir