quarta-feira, 2 de setembro de 2009

De portas abertas!

Seja bem-vindo!

Este blog nasceu dentro da disciplina Preparação e Revisão de Originais (Multimídia), que poderia ser melhor identificada como Webjornalismo, sob orientação do professor Carlos d'Andréa. Somos todos alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal de Viçosa.

A estreia do blog coincide com uma entrevista na qual Clóvis Rossi, um dos expoentes do jornalismo nacional (repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo e autor, entre outros livros, de "O que é jornalismo"), aconselha os jovens jornalistas a não cobrirem política, não somente pela corrupção tão comum à essa área, mas, principalmente, pela falta de ideias políticas, pela mesquinhez dos políticos. "O pessoal não pensa o país".

Não somos jornalistas formados. Ainda. Mesmo assim, vamos desobedecer ao meste Clóvis Rossi e enveredarmos justamente no jornalismo político. As razões para isso:

1) Acreditamos que é papel do jornalismo primeiramente informar, ou nas palavras de Rossi, batalhar pela conquista das mentes e corações de leitores. Sendo assim, assumimos o desafio de fazer com notícias políticas sejam interessantes a um público leitor;

2) Além disso, o jornalismo pode contribuir para, por meio da informação, fazer com que algumas situações sejam entendidas. Isto é, a batalha também é pela formação do leitor e sua postura crítica sobre um determinado assunto.

Por isso, vamos fazer deste blog um canal para se informar (e, posteriormente, formar opiniões) sobre os trabalhos do Legislativo da cidade de Viçosa. Não somos um canal institucional da Câmara dos Vereadores de Viçosa. Queremos fazer com que os (e)leitores de Viçosa possam acompanhar o que fazem os vereadores nos quais votaram para cumprirem um mandato que iniciou este ano.

É comum ouvir que todos estão desmotivados com o cenário político nacional. Para mudar essa situação, no entanto, é preciso uma participação mais ativa dos eleitores. Ela pode começar em casa, na sua cidade, acompanhando os passos do vereador que você votou no ano passado. Para isso, esta Câmara sempre estará de portas abertas a você!

Por fim, resta dizer que a internet pode auxiliar nesse processo, já que vai tonar público informações que não recebem muita atenção nos jornais locais. Além disso, esse veículo permite a participação cada vez mais efetiva dos leitores, que antes recebiam as informações sem poderem nem mesmo comentá-las. Aqui, você não só pode comentar como pode contribuir no processo de apuração e processamento da notícia. O jornalismo que queremos fazer também está de portas abertas a você!

2 comentários:

  1. Acho que, como todas as cidades brasileiras, Viçosa precisava deste canal de comunicação entre o legislativo e a população que o elegeu. A ideia fica ainda mais válida por estar unida à democratização que é a internet.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário!

    Nós, da equipe do blog, estamos nos propondo a ser esse canal. Aqui em Viçosa, esse tipo de cobertura não merece tanta atenção pela mídia local.

    Continue acompanhando nossos posts. Queremos esclarecer tb qual é o papel de um vereador. E isso vale pra qualquer cidade!

    ResponderExcluir