quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ônibus quebrados e falta de plantonistas voltam a ser discutidos na Câmara

As discussões na última reunião da câmara desta terça feira (22/09) foram muito parecidas com as da semana passada. O vereador João Januário voltou com o assunto dos dois ônibus que faziam transporte de estudantes e quebraram (pane elétrica) com apenas duas semanas de uso. Criticou a lentidão do processo, alegando que quando se trata de carros particulares tudo é mais rápido, mas defendeu a prefeitura. Ao final de sua fala, João Januário apresentou números referentes ao repasse de verbas para a saúde durante a administração de Raimundo Nonato, destacando o considerável aumento nos períodos entre 2004 e 2009.

O aniversariante da noite, vereador João Batista, foi à tribuna destacar que a falta de plantonistas nos hospitais de Viçosa é sim um problema da prefeitura, já que é ela a responsável por serviços de emergência. Destacou também que é necessário mais de um plantonista, dado a quantidade de pessoas que vão ao hospital durante os turnos. Os vereadores Ângelo Chequer e Luis Eduardo também fizeram coro ao responsabilizar a prefeitura pelo impasse acerca da falta de plantonistas no hospital São Sebastião.

A direção Hospital São Sebastião alegou que o incidente da falta de plantonistas se deu por causa do pedido de demissão de dois profissionais, que alegaram sobrecarga no atendimento ao público. Porém, ressaltou que dois plantonistas já foram contratados e já estão trabalhando. O excesso de atendimentos se dá porque muitas vezes faltam médicos nos PSFs da cidade e também porque, segundo a assessoria do hospital, a população recorre ao atendimento emergencial por motivos que muitas vezes não se justificam. A administração do hospital tem realizado trabalhos de conscientização da população acerca desse uso, às vezes injustificado, do atendimento emergencial. O hospital também informou que o repasse de verbas da prefeitura está normal. Ao que tudo indica o problema deve continuar, dado que o tamanho do quadro de profissionais nos horários de plantão não se alterou e que o excesso de procura por atendimento emergencial continua grande.


Apresentação e balanço da cultura na cidade

Do calçadão já se ouvia as apresentações musicais fortes que aconteciam dentro da Câmara, antes mesmo de iniciar a sessão. Essas performances são matidos pelos recursos da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Patrimônio, que é disponibilizado pela Câmara de Viçosa. Os grupos como "Orquestra de Câmara Mirim" e "Amigos da Viola" se apresentaram antes da sessão.

A secretária da Cultura Virgínia Bittencourt apresentou o balanço dos gastos com os atuais e os futuros projetos da Secretaria. Segundo a secretária, o investimento triplicou nos últimos anos, possibilitando a concretização das de muitas ideias enviadas à Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário