quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O trânsito que não quer se calar

O trânsito de Viçosa, esfecificamente na área central da cidade, vem enfrentando grandes dificuldades em sua organização. Muitas questões vem sendo apontadas como causas desse trânsito caótico nessas vias centrais: excesso de veículos, grande número de pedestres, ausência de semáforos e placas.

Atualmente, na cidade há 25.998 veículos fixos e mais de 300 flutuantes. Números elevados em proporção à população viçosense: mais de 80 mil. Grande parte desta frota se concentra na área central de Viçosa, principalmente nos horários de "pico". Esses horários correspondem a momentos de saída e entrada de alunos da UFV e de pessoas que trabalham na região - em torno das 8h, 14h e 16h. Esse aglomerado de carros afeta a normalidade do próprio trânsito e dos pedestres.

Nesta sessão de terça, vereadores e o secretário de Trânsito e Transporte Público da cidade, Reinaldo Leite, discutiram problemas e possíveis soluções para amenizar essa situação do trânsito viçosense. Foram duas horas dedicadas a essa questão. Diversas perguntas sobre o assunto foram feitas pelos vereadores ao secretário.

Na sessão, foram sugeridas mudanças nas leis que regem o trânsito. De acordo com Reinaldo Leite, algumas dessas leis são aprovadas mas, às vezes são inviáveis de serem cumpridas. Um exemplo é a Lei municipal 1502/2002 que regulamenta a proibição do tráfego de veículos na cidade. O veto na área urbana são aos veículos que medem mais de 10 metros de comprimento,no período das 7h às 19h.

Para Ricardo, também funcionário da secretaria de trânsito, esse impedimento seria prejudicial ao comércio de Viçosa, já que muitos produtos são descarregados pelos grandes veículos proibido pela lei. Se esta fosse cumprida rigorosamente, comprometeria as atividades comerciais da cidade.


A secretaria de Trânsito de Viçosa já atualizou o Cadastro da cidade no Sistema de Convênio do Governo Federal e anexou neste cadastro o projeto de reforma no trânsito. Segundo o secretário, quando o proejto for aprovado, o Estado libera grande parte da verba à secretaria para a execução dos trabalhos. Esse valor solicitado pode chegar a 640 mil reais.

Dentre os projetos da secretaria, está a instalação de semáforos, revisão da sinalização vertical - placas e horizontal - faixas, que para Reinaldo, precisam ser repensada. E esta revisão e legitimação para prosseguir as alterações no trânsito só podem ocorrer com a decisão do poder legistativo municipal.

E você, o que acha do Trânsito de Viçosa? Dê sua opinião sobre esta questão tão importante à cidade.

3 comentários:

  1. Semana passada li algo sobre um trem urbano em Viçosa. Proposta meio megalomaníaca para uma cidade que se destaca pela inércia administrativa, mas quem sabe...

    O outro horário de pico seria 18h, não?

    ResponderExcluir
  2. Veja o post Sinal Fechado no blog Viçosa Cidade Aberta

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário de Carlos d'Andréa sobre o VLT Viçosa: no Blog Viçosa Cidade Aberta tem "tudo" sobre o assunto, que com todo respeito a impressão dele, não é megalomaníco, principalmente por é uma ação da Vale ex do Rio Doce.

    ResponderExcluir