terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Marcos Arlindo Pereira



Nome: Marcos Arlindo Pereira (Marquinhos do Cantinho do Céu)

Data de Nascimento: 07/12/1976

Formação Acadêmica: Ensino Médio

Profissão: Agricultor

Mandato:

Partido: Partido Verde (PV)

Agricultor e ainda trabalhando no campo com mudas, Marcos Arlindo, conhecido como Marquinhos do Cantinho do Céu, está em seu primeiro mandato na Câmara. Mas antes de atuar como político na cidade, Marquinhos já trabalhara com o bairro em que ele reside: São Antônio - Cantinho do Céu. Todos dias, pela parte da manhã, Marcos Arlindo comenta que ainda vai ao campo para trabalhar e à tarde exerce sua função de vereador.

No bairro em que mora, ele iniciou seus projetos sociais em paróquias e, posteriormente, trabalhou em Associações de Moradores, onde foi tesoureiro e líder comunitário. Além disso, sempre se envolveu em projetos de futebol com os meninos do Bairro São Antônio. Segundo ele, todas essas iniciativas nunca tiveram nenhuma relação com políticos.

Outros projetos também já foram desenvolvidos antes mesmo da candidatura: esporte, corte de costura, bordado, dança e escolinha de futebol com crianças na faixa etária de 10 - 12 anos. Até o curso de garçom já foi realizado na comunidade e, segundo ele, todos que participaram da formação já estão empregados. Marquinhos ainda cita que todos esses trabalhos são realizados por voluntários que são quem mantém esses projetos.

Através dessas ações, Marcos Arlindo foi indicado, através dos próprios "meninos" que participam dos projetos de futebol e de líderes comunitários do bairro, para ser o candidato a vereador. Segundo Marquinhos, a princípio ele não queria se candidatar mas ficaram durante 6 meses tentando convencê-lo a entrar na vida política. Dessa forma, ele se candidatou a vereador e foi eleito. É o primeiro mandato de Marcos Arlindo. Ele disse que somente este ano é que está aprendendo a lidar com as questões políticas da Câmara.

Arlindo considera que o vereador não deveria ter prioridades, que para ele, o enfoque da Câmara é supervisionar o Executivo. Entretanto, se tivesse alguma prioridade em seu mandato, seria a criação de atividades de esporte e lazer. Segundo ele, em seu bairro, há mais de 7.000 pessoas e não possui nemhum quadra de esporte ou espaço público que possa anteder às pessoas que desejam jogar futebol ou fazer caminhada. Além disso promoveria a cultura nos bairros com centros de convivência e divertimento às pessoas. Essas áreas, segundo ele, deveriam ser implantados em todas as regiões de Viçosa.

O vereador ressalta a necessidade de atividades às crianças - na faixa de 12, 13 anos- que possuem muita "energia acumulada". Com essas atividades, ocupam a cabeça e diminuiu a possibilidade de usarem drogas ou roubarem. Ele ainda comenta que se fosse prefeito, compraria um terreno em cada bairro para construir um espaço de lazer. Segundo ele, há recursos para investir nessa área mas a burocracia acontece na compra do terreno, que fica sob responsabilidade da prefeitura. O estado só libera o valor paras os projetos quando a prefeitura dá a contrapartida para a execução das obras.

O principal problema da cidade para o vereador, está sendo a questão do lixo. Marquinhos diz que apóia transferir ao SAAE a responsabilidade de gerir o lixo de Viçosa.

Um comentário: