terça-feira, 29 de setembro de 2009

Secretário Júlio Cotta rebate críticas feitas por vereadores

O secretário de saúde municipal, Dr. Júlio Cotta, recebeu nossa equipe em seu gabinete na secretaria de saúde na última quinta feira (24/09) para prestar esclarecimentos sobre as críticas à sua gestão por parte dos vereadores. As reclamações começaram depois que no sábado (12/09) faltaram dois plantonistas (que haviam pedido demissão), causando transtornos àqueles que precisaram dos serviços de pronto-socorro na referida data. Depois disso, o vereador Luis Eduardo por duas vezes foi à tribuna reclamar e fez críticas ao secretário de saúde.

Julio Cotta, repetindo o que já havia dito a direção do hospital São Sebastião, alegou que o problema se deve ao comportamento inadequado da população que procura atendimento médico por motivos desnecessários, causando sobrecarga nos atendimentos. Outro problema alegado pelo secretário é a falta de médicos capacitados na cidade. O secretário descartou a possibilidade de contratação de mais médicos.

Sobre a crítica feita pelo vereador Luís Eduardo de que Júlio Cotta trabalhava apenas uma hora por dia na secretaria de saúde, o secretário, apesar de não ter um horário fixo, disse que a afirmação é infundada e feita por alguém que não acompanha seu dia a dia na secretaria. “Sei que se administra com descentralização, após o conhecimento, avaliação e planejamento das ações. Desta forma, consigo conciliar meu tempo com as outras atribuições que tenho. E estou seguro que não deixo a desejar e não desonro meus compromissos”, afirmou ele.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Câmara dos Vereadores discute Plano Plurianual

O Plano Plurianual (PPA) é o programa de diretrizes, objetivos e metas a serem atingidas pelo governo (federal, estadual e munícipal), num período de 4 anos. Ele é a lei que define as prioridades da gestão administrativa.

O executivo deve apresentar o Plano Plurianual no primeiro ano de governo e o mesmo deve ser aprovado pelo legislativo. Após a aprovação, o PPA entra em vigor no segundo ano de mandato e estende-se até o final do primeiro ano da próxima gestão.

Na reunião da Câmara Municipal de Viçosa do dia 22 de setembro foi apresentado o Plano Plurianual 2010/2013 de autoria do prefeito Raimundo Nonato. Na reunião ordinária dessa terça feira, dia 29 de setembro o PPA deve entrar em discussão e possivelmente em primeira votação.

É importante estar à par do conteúdo do PPA porque com ele o cidadão fica conhecendo quais serão as principais políticas aplicadas durante o governo. A população pode opinar e sugerir alteração ou inclusão de itens através dos beredores, que são responsáveis pela aprovação do Plano Plurianual.

Você tem sugestões para o Plano Plurianual de Viçosa? Deixe sua resposta nos comentários

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como fiscalizar seus vereadores

O controle social é o controle feito pelos cidadãos, fiscalizando, monitorando e controlando as ações da administração pública. Ele pode acontecer tanto no planejamento quanto na execução das ações do governo, e é um importante aliado do controle institucional (feito pela própria administração pública), no qual a Câmara dos Vereadores se insere.

A Controladoria Geral da União (CGU) montou uma cartilha (em pdf) que orienta os cidadãos para exercerem, individual ou coletivamente, seu papel de cidadão de uma democracia participativa: conhecedor, participante e fiscalizador das políticas públicas.

Já foi falado anteriormente qual é a função do vereador, mas assim como uma das atribuições dele é fiscalizar o poder executivo, o nosso dever/direito como cidadão é ficar de olho naqueles que a gente colocou no poder para nos representar.

O § 3º do Artigo 31 da Constituição federal estipula que todos podem ter acesso às contas públicas, que devem ficar à disposição por 60 dias, sendo passíveis de questionamento se suspeitada alguma irregularidade (o Câmara Aberta já pediu as contas públicas da Câmara dos Vereadores de Viçosa e aguarda a presidente da Casa liberá-las; ela tem um prazo de 30 dias para isso);

As reuniões da Câmara são abertas ao público. Você pode acompanhar os projetos em debate e votação e, consequentemente ver se as necessidades da população estão sendo de fato atendidas. Em Viçosa, as reuniões são as terças feiras às 18h30, e são transmitidas pela TV Viçosa às 20 horas e reprisadas aos sábados às 15h30.

A internet é um meio muito eficiente para acompanhar o que está acontecendo na Câmara dos Vereadores. Você faz isso quando visita o nosso blog. Em Viçosa, infelizmente é difícil de obter informações importantes através desse meio. Os veredores também poderiam fazer um melhor uso da internet como um canal de contato com o cidadão;

Vários movimentos têm surgido com o objetivo de fiscalizar os vereadores e as Câmaras dos Vereadores, entre eles está a campanha Adote um Vereador, nela o cidadão é incentivado a escolher um vereador e acompanhar suas atividades parlamentares. Existe também em alguns munípios do Brasil os Grupos de Acompanhamento do Legislativo (GAL). O objetivo desses grupos é fiscalizar a atuação dos vereadores de suas respectivas cidades.

Nesta entrevista ao portal do Movimento Nossa São Paulo, o professor de ciência política da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Francisco Fonseca, ressalta a importância da mobilização da população para que as Câmaras Municipais cumpram seu papel.

Como você fiscaliza as ações dos seus representantes no Legislativo Municipal? Ou você não fiscaliza? Deixe a resposta nos comentários.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ônibus quebrados e falta de plantonistas voltam a ser discutidos na Câmara

As discussões na última reunião da câmara desta terça feira (22/09) foram muito parecidas com as da semana passada. O vereador João Januário voltou com o assunto dos dois ônibus que faziam transporte de estudantes e quebraram (pane elétrica) com apenas duas semanas de uso. Criticou a lentidão do processo, alegando que quando se trata de carros particulares tudo é mais rápido, mas defendeu a prefeitura. Ao final de sua fala, João Januário apresentou números referentes ao repasse de verbas para a saúde durante a administração de Raimundo Nonato, destacando o considerável aumento nos períodos entre 2004 e 2009.

O aniversariante da noite, vereador João Batista, foi à tribuna destacar que a falta de plantonistas nos hospitais de Viçosa é sim um problema da prefeitura, já que é ela a responsável por serviços de emergência. Destacou também que é necessário mais de um plantonista, dado a quantidade de pessoas que vão ao hospital durante os turnos. Os vereadores Ângelo Chequer e Luis Eduardo também fizeram coro ao responsabilizar a prefeitura pelo impasse acerca da falta de plantonistas no hospital São Sebastião.

A direção Hospital São Sebastião alegou que o incidente da falta de plantonistas se deu por causa do pedido de demissão de dois profissionais, que alegaram sobrecarga no atendimento ao público. Porém, ressaltou que dois plantonistas já foram contratados e já estão trabalhando. O excesso de atendimentos se dá porque muitas vezes faltam médicos nos PSFs da cidade e também porque, segundo a assessoria do hospital, a população recorre ao atendimento emergencial por motivos que muitas vezes não se justificam. A administração do hospital tem realizado trabalhos de conscientização da população acerca desse uso, às vezes injustificado, do atendimento emergencial. O hospital também informou que o repasse de verbas da prefeitura está normal. Ao que tudo indica o problema deve continuar, dado que o tamanho do quadro de profissionais nos horários de plantão não se alterou e que o excesso de procura por atendimento emergencial continua grande.


Apresentação e balanço da cultura na cidade

Do calçadão já se ouvia as apresentações musicais fortes que aconteciam dentro da Câmara, antes mesmo de iniciar a sessão. Essas performances são matidos pelos recursos da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Patrimônio, que é disponibilizado pela Câmara de Viçosa. Os grupos como "Orquestra de Câmara Mirim" e "Amigos da Viola" se apresentaram antes da sessão.

A secretária da Cultura Virgínia Bittencourt apresentou o balanço dos gastos com os atuais e os futuros projetos da Secretaria. Segundo a secretária, o investimento triplicou nos últimos anos, possibilitando a concretização das de muitas ideias enviadas à Casa.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aquele breve histórico


Mais antiga que a proclamação da república e do regimento de Dom Pedro II no Brasil, a Câmara de Viçosa possui mais de 130 anos. Em 12 de abril de 1877, a Câmara foi fundada e o primeiro presidente foi o vereador Carlos Vaz de Mello, que posteriormente foi senador do Império.

Durante todo esse tempo, já foram mais de 30 presidentes na bancada da Câmara, dos quais 18 já faleceram. Dentre esses presidentes, o mais ilustre é o famoso Arthur da Silva Bernardes que permaneceu na política por mais de 50 anos. Mesmo falecido, a cidade ainda leva dele muitas marcas: nome de ruas, de prédios, estátuas e outras denominações.

Com novo prédio, inaugurado em junho de 2008, a Câmara da cidade agora possui sede própria. Anteriormente, ela se localizava na prefeitura e hoje está no antigo prédio do Fórum que foi reformado para dar lugar à Câmara.

Antes dos dois últimos mandatos, a Câmara era composta por 15 vereadores a cada 4 anos de eleição, entretanto, pela nova constituição brasileira baseada numa proporção habitantes / vereadores , a Casa teve que reduzir para 10. Entre 82 a 83, foi o único momento em que a Câmara teve 6 anos de posse pelo mesmo prefeito e vereadores, já que a exceção foi feita para as que eleições municipais estivessem compatíveis a todas as cidades do país.

O presidente, vice - presidente e secretario da Câmara são eleitos pelos próprios vereadores e têm dois anos para exercerem o mandato.

Em todos esses anos, foram mais de 450 membros políticos que passaram pela Câmara de Viçosa e só em 1959 foi eleita a primeira vereadora da Casa: Marina Fontes. Mais recentemente, 2005 - 2006, a vereadora Vera Sônia Saraiva, ocupou o primeiro cargo de presidenta.

Atualmente, a Câmara de Viçosa possui 10 vereadores eleitos no último ano e sua presidenta, Cristina Fontes, é a única vereadora.

Sua cidade ficaria melhor com mais vereadores?

No último post, você viu como é feito o cálculo proporcional entre o número de habitantes numa cidade e seus representantes no poder Legislativo Municipal. No entanto, o número de vereadores pode mudar. Para mais.

A Câmara dos Deputados poderá aprovar hoje, em sessão extraordinária, a PEC (proposta de emenda constitucional) dos Vereadores que aumenta em 7.709 vagas de vereadores em todo o país, segundo cálculo feito pelo jornal Folha de S.Paulo com base nas regras do PEC e em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No dia deste mês, a PEC já foi aprovada num primeiro turno.

De acordo com a nova faixa de proporção entre o número de vereadores e a população de uma cidade, Viçosa, com 73.121 habitantes (dados do IBGE 2005), poderia ter até QUINZE vereadores (atualmente são dez).

Mesmo que o texto da PEC seja aprovado em segundo turno na Câmara e promulgado (já que o Senado já o aprovou), existem dúvidas quanto à sua aplicabilidade. Entre elas, está se os efeitos da emenda são retroativos ou não. O texto prevê eficácia imediata da medida, o que está sendo entendido por alguns suplentes de vereadores das eleições do ano passado como posse imediata nas Câmaras Municipais. Para o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, os efeitos da PEC só poderão ser concretizados nas eleições municipais de 2012.

Além de aprovar a PEC que aumenta o número dos vereadores, a Câmara dos Deputados também aprovou a PEC que reduz os gastos com as Casas Legislativas, por meio de receitas tributárias e transferências municipais. Ainda de acordo com o número de habitantes (até 100 mil habitantes), a Prefeitura Municipal de Viçosa pode transferir para a Câmara dos Vereadores, a partir do próximo ano, no máximo, 7% dos recursos adquiridos.

O coordenador da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico, comenta neste podcast, da Folha Online, que o principal impacto da aprovação da PEC será “uma ocupação desenfreada das Câmaras Municipais que terão mais gente pra fazer a política pequena”, principalmente com a incorporação de novos assessores.

E você o que acha: sua cidade precisa de mais vereadores? Deixe sua opinião nos comentários.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quantos vereadores são necessários em sua cidade?

Você já leu em outro post do Câmara Aberta para que serve um vereador. Claro que o aumento da população das cidades fez com que os cidadãos precisassem de mais de um representante no poder Legislativo municipal. E daí perguntamos: como é feita a proporção entre o número de vereadores e o número de habitantes de uma cidade?

Segundo artigos (ambos os links são em pdf) de Sivanildo de Araújo Dantas, professor de Hermenêutica Jurídica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Fabiana de Menezes Soares, professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a quantidade de vereadores numa cidade é uma questão polêmica por envolver fatores políticos e jurídicos.

A própria Constituição Brasileira, no artigo 29, insciso IV, apresenta três critérios para precisar o número dos vereadores em relação à população do município:

1) Mínimo de 9 e máximo de 21 nos municípios de até um milhão de habitantes;
2) Mínimo de 33 e máximo de 42 nos municípios de mais de um milhão e menos de cinco milhões de habitantes;
3) Mínimo de 42 e máximo de 55 nos municípios de mais de cinco milhões de habitantes.

No entanto, podemos observar que não fica claro como os municípios definirão o número de habitantes somente pela Constituição. Se partirmos do primeiro critério, por exemplo, uma cidade com mil habitantes poderá ter de 9 a 21 vereadores, a mesma quantidade que uma cidade com um milhão de habitantes. A proporção população/vereadores na Constituição dá margens para distorções como uma cidade como mil habitantes tendo 21 vereadores enquanto uma cidade com um milhão de habitantes sendo representada por apenas 9 membros na Câmara Municipal. Ambas estariam constitucionalmente legais.

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral, de 2 de abril de 2004, pôs fim a qualquer tipo de dúvidas quando o Ministro Maurício Côrrea criou uma regra matemática simples:

1.000.000 / 21 = 47.619
(População máxima do primeiro critério / número máximo de vereadores com essa população = relação de habitantes para cada vereador)

Como a Constituição institui que cada cidade deve ter, no mínimo, nove vereadores, as cidades que tiverem até 47.619 habitantes terão esse número de representantes na Câmara. Para se conseguir dez é preciso que a cidade tenha de 47.619 até o dobro desse número (95.238) de habitantes, e assim proporcionalmente, sempre tomando como base dos cálculos o número 47.619 (que seria a quantidade proporcional população/vereador).

Segundo dados do IBGE (2005), a população de residentes de Viçosa está na soma de 73.121 habitantes (excluindo o número de estudantes e congressistas que incorporam a chamada população flutuante). Logo, Viçosa se enquadra na segunda faixa de municípios da relação população/vereadores, o que garante a possibilidade de eleger 10 vereadores.

No próximo post, você verá que essa proporção poderá ser mudada caso a Câmara dos Deputados vote a favor de uma emenda que incorporá mais cinco membros na Casa Legislativa Municipal, no caso de Viçosa.

Mas, antes, deixe seu comentário para sabermos a sua opinião sobre esse assunto: se você é de Viçosa, está satisfeito com esse número de vereadores? Ou acha que precisa de mais representantes na Câmara? Se você não é de Viçosa, quantos vereadores têm sua cidade? Não sabe? Acha que esse número é suficiente?

sábado, 19 de setembro de 2009

Na última Sessão da Câmara: críticas à secretaria de saúde e muita, muita demora

A reunião dos vereadores da última terça feira (15/09) foi marcada por duras críticas a atual situação dos hospitais de Viçosa. Após a apresentação de Claudia Maria Ferreira, do Comitê de enfrentamento da Gripe H1N1, acerca da situação da nova gripe em Viçosa, o vereador Luís Eduardo (“Cebolinha”) foi à tribuna e relatou sua experiência dias antes no hospital São Sebastião, quando, segundo ele, a falta de plantonistas acarretou transtornos à população que necessitava de atendimento.

O vereador João Batista disse que o problema nem é tanto a falta de verbas e sim as condições em que o plantonista é obrigado a trabalhar, tendo que, às vezes, atender a mais de cem pacientes por dia. Porém, para ele, a verba de 16 mil reais para prover profissionais no atendimento de pronto-socorro acaba sendo insuficiente ou mal administrada. A vereadora Cristina Fontes pontuou que o repasse de verbas está normal e que há indícios de que muitas vezes o dinheiro acaba não chegando ao médico. Foram feitas críticas ao secretário de Saúde, Júlio Cotta, e questionado seu expediente na secretaria, que seria de uma hora diária, o que não condiz com o tamanho dos problemas dos hospitais da cidade. O blog Câmara Aberta ligou para a secretaria de saúde durante toda sexta feira (18/09), mas não conseguiu contato com o secretário.

Ao final da reunião, a presidente da Câmara, Cristina Fontes, registrou que foi “vergonhoso o despeito ao regimento interno” durante a reunião. Isto porque seja na Tribuna Livre (momento em que os cidadãos fazem uso da palavra), seja na Palavra Livre (momento em que os vereadores fazem uso da palavra) o tempo mínimo para cada pronunciamento não foi respeitado. A reunião, que sempre começa às 18:30, se estendeu até depois das nove horas da noite, sendo que apenas dois projetos de lei estavam na pauta para serem votados. O desrespeito não é só com o regimento, mas também com o público presente que em determinados momentos teve de assistir a picuinhas partidárias nas discussões – muitas delas, pouco produtivas.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ângelo Chequer

Nome: Ângelo Chequer

Data de nascimento:
20/11/1981

Escolaridade:
2º grau completo

Profissão:
Empresário

Mandato:


Partido:
PR (Partido Republicano)

“Minha história é parecida com as de novela”, diz Ângelo. Não é mesmo comum ver um jovem de dezoito anos se eleger para vereador. Menos comum ainda é ser o vereador há mais tempo em uma câmara e, ainda sim, ser o mais novo na câmara. Aos 27 anos de idade, Ângelo Chequer está iniciando seu terceiro mandato como vereador em Viçosa e mesmo tendo a sombra da vida política o acompanhando por causa da história de seu pai, Antônio Chequer, ele diz ter entrado para a política mais por causa do incentivo de amigos e familiares do que por alguma vocação natural ou paixão altruísta pelo assunto.

Nas reuniões da câmara, Ângelo se destaca sempre pelas críticas incisivas. Críticas estas que se tornaram cotidianas durante a gestão do atual prefeito, Raimundo Nonato. O vereador insiste nas falhas no planejamento e sempre diz ser urgente uma reforma administrativa que dê eficiência e inteligência aos serviços prestados à população viçosense. Outra falha apontada é a perda de recursos federais e estaduais, o que compromete o desenvolvimento da cidade. Por outro lado, Chequer avalia como positivo o desempenho do atual prefeito na área da saúde e destaca a criação de vários PSFs na cidade.

Por ter mais tempo de câmara, Ângelo tem condições de avaliar a qualidade da casa legislativa de Viçosa nos últimos mandatos. Na avaliação dele, esta câmara, por ter a maioria dos vereadores ainda em primeiro mandato, poderá vir a ter um desempenho aquém das últimas legislaturas. “Falta ‘bagagem’ política”, diz ele.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Antônio Elias (Tuim)

Nome: Antônio Elias (Tuim)

Nascimento: 05/06/1971

Formação Acadêmica: Técnico em Agropecuária (não exerce)

Profissão: Não exerce outra profissão

Mandato:

Partido: PMDB

Em entrevista cedida ao Câmara Aberta, o vereador Antônio Elias, vice presidente da câmara, relatou que enquanto candidato sempre se comprometeu em se envolver com projetos sociais e outras formas de trazer benefícios à sociedade viçosense. Antes de se tornar vereador trabalhou junto com o atual prefeito e possui formação de técnico em agropecuária, àrea a qual ele não atua mais diretamente.

Em relação ao atual prefeito ele acredita que ele fez um ótimo primeiro mandato, motivo pelo qual foi reeleito. Enquanto seu segundo mandato, Antônio Elias acredita que o prefeito foi prejudicado devido à crise econômica que atingiu todo o país e teve dificuldade em levar adiante alguns de seus projetos. Porém, declara que o prefeito realizou muitas obras na cidade com a ajuda do orçamento do mandato anterior.

Entre os seus projetos, ele destacou a preservação da área do parque do Cristo, plano criado por ele e outros vereadores, que buscam manter a região preservada de grandes construções que podem deteriorar o local.

O vereador decidiu entrar na carreira política pois desde criança já sentia admiração por essa profissão e já na escola se envolvia com projetos sociais e estudantis. Declarou também que, ao iniciar sua carreira de vereador, notou uma diferença entre o que imaginava ser o funcionamento da política e o que ela realmente é. Antônio Elias acredita que o principal problema da cidade seja a coleta de lixo, o qual ele espera que seja solucionado com a reestruturação do SAAE.

Confira o podcast com as prioridades do vereador em seu mandato:

Podcast Tuim Pronto by camaravicosa

sábado, 12 de setembro de 2009

O papel do vereador

Sabia que as câmaras de vereadores são, no Brasil, mais antigas até mesmo do que o Congresso e as Assembléias Legislativas e que a primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza na capitania hereditária de São Vicente, em 1532, e ficou conhecida como "Câmara Vicentina"? Interessante, né? Bom, desde então, cada 4 anos os brasileiros vão às urnas para eleger não só os prefeitos e vice-prefeitos de suas cidades, mas também os vereadores. Mas você sabia para que exatamente serve uma câmara de vereadores? Qual é o papel de um vereador?

A câmara de vereadores corresponde ao Poder legislativo, então, a função essencial de seus componentes é a de elaborar, votar e rever as leis que estão a nosso serviço e que competem ao município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo).

Por outro lado, o Vereador pode e deve:

-fiscalizar o poder executivo no geral e principalmente com relação ao orçamento, isto é, acompanhar o andamento dos gastos garantindo que a distribuição do orçamento seja conforme a lei, e exigir prestação de contas dos gastos públicos.

-cobrar o bom funcionamento dos órgãos públicos municipais,

- ficar atento aos problemas sociais, prover soluções e propô-las ao executivo, por meio da elaboração de planos e projetos que visem sempre o Bem Comum,

- vigiar o correto cumprimento da lei,

- votar, aprovar ou rejeitar a proposta orçamentária da cidade por meio do “orçamento participativo”, onde o cidadão pode ajudar a definir as prioridades orçamentárias de sua cidade.

Outro papel importante do vereador é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Isto consiste em um documento que o vereador envia a prefeitura ou outro órgão municipal solicitando um pedido por um eleitor. As indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las ao prefeito, pois não funcionam como uma lei. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precisasse ter sido apresentado algum projeto do vereador.

Bom, agora você já sabe. Tenha em mente estas informações para saber o que esperar e o que exigir da câmara municipal e de seus componentes durante os 4 anos do mandato e na hora da eleição. Até mais!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Projeto de Resolução corrige o salário dos vereadores


Para inciar as noticias relativas à câmara dos vereadores nada melhor do que relatar a correção do erro na taxa de reajuste do salário dos componentes. Na 27ª reunião ordinária da câmara, do dia 1º de setembro de 2009, foi votado o Projeto de Resolução que corrige a taxa imposta em 2008 de 3,14 %, a qual excedia o valor aceito pelo Tribunal de Contas de 2,81%, valor o qual acompanha a taxa do INPC (Indice Nacional de Preços ao Consumidor).

Para que a correção fosse realizada, o Projeto de Resolução foi proposto pela mesa diretora e, assim como todos os projetos que envolvem o salário dos vereadores, votado pelos mesmos. O projeto foi aprovado, pois caso contrário a manutenção desse índice poderia trazer complicações à câmara viçosence.

Segundo os componentes da casa, o erro ocorreu devido a não atenção ao valor aceito e garantiram que o erro será resolvido e a quantia excedida descontada. Dessa forma, o excesso de 0,33% no crescimento do salário dos vereadores relativos aos meses de janeiro a agosto de 2009 será descontado em suas folhas de pagamento do salário de setembro.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

De portas abertas!

Seja bem-vindo!

Este blog nasceu dentro da disciplina Preparação e Revisão de Originais (Multimídia), que poderia ser melhor identificada como Webjornalismo, sob orientação do professor Carlos d'Andréa. Somos todos alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Federal de Viçosa.

A estreia do blog coincide com uma entrevista na qual Clóvis Rossi, um dos expoentes do jornalismo nacional (repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo e autor, entre outros livros, de "O que é jornalismo"), aconselha os jovens jornalistas a não cobrirem política, não somente pela corrupção tão comum à essa área, mas, principalmente, pela falta de ideias políticas, pela mesquinhez dos políticos. "O pessoal não pensa o país".

Não somos jornalistas formados. Ainda. Mesmo assim, vamos desobedecer ao meste Clóvis Rossi e enveredarmos justamente no jornalismo político. As razões para isso:

1) Acreditamos que é papel do jornalismo primeiramente informar, ou nas palavras de Rossi, batalhar pela conquista das mentes e corações de leitores. Sendo assim, assumimos o desafio de fazer com notícias políticas sejam interessantes a um público leitor;

2) Além disso, o jornalismo pode contribuir para, por meio da informação, fazer com que algumas situações sejam entendidas. Isto é, a batalha também é pela formação do leitor e sua postura crítica sobre um determinado assunto.

Por isso, vamos fazer deste blog um canal para se informar (e, posteriormente, formar opiniões) sobre os trabalhos do Legislativo da cidade de Viçosa. Não somos um canal institucional da Câmara dos Vereadores de Viçosa. Queremos fazer com que os (e)leitores de Viçosa possam acompanhar o que fazem os vereadores nos quais votaram para cumprirem um mandato que iniciou este ano.

É comum ouvir que todos estão desmotivados com o cenário político nacional. Para mudar essa situação, no entanto, é preciso uma participação mais ativa dos eleitores. Ela pode começar em casa, na sua cidade, acompanhando os passos do vereador que você votou no ano passado. Para isso, esta Câmara sempre estará de portas abertas a você!

Por fim, resta dizer que a internet pode auxiliar nesse processo, já que vai tonar público informações que não recebem muita atenção nos jornais locais. Além disso, esse veículo permite a participação cada vez mais efetiva dos leitores, que antes recebiam as informações sem poderem nem mesmo comentá-las. Aqui, você não só pode comentar como pode contribuir no processo de apuração e processamento da notícia. O jornalismo que queremos fazer também está de portas abertas a você!